Símbolos
A Retribuição
Naipe da Mente

"A Retribuição em sua obra retribuidora."Iglesias Janeiro

Iod: O mistério da Lei da compensação. O Verbo plasmado, a ordem e a necessidade de sua existência, a periodicidade, o karma, causa e efeito, a roda da vida nas suas infinitas rondas.

Plutão em Escorpião - Urano

Arcano
imagem © Editorial Kier

Plano Espiritual:
"A sucessão do tempo e das circunstancias como causa da perfeição, o eterno retornar das coisas, a essência que vivifica e a matéria a vivificar." Iglesias Janeiro

A Esfinge, Significa a necessidade da evolução, é o símbolo do humano perfeito. Leão com cabeça humana e as vezes asas de falcão; esta aparenta ser uma mistura da mitologia egípcia e grega. A cabeça de Osíris, com barba e cara azul, e as asas das esfinges gregas. Osíris representado o poder do faraó conquistado pela sua sabedoria. Ele transformou os egípcios de um povo selvagem a um povo civilizado. A inteligência ganha da força física dos animais. A esfinge também é encontrada na mitologia grega como no mito da Esfinge de Édipos, que aterrorizou os cidadãos de Tebas com sua pegadinha: “Que criatura pela manhã tem quatro pés, ao meio-dia tem dois, e à tarde tem três?”. Devorando todos que errassem a pergunta. -- Até que Édipo respondeu certo. “O Homem, que engatinha de quatro na infância, anda de dois pés quando cultiva, e apoia em sua muleta na velhice. Ao ouvir a resposta correta a esfinge se suicidou, deixando os cidadãos de Tebas em paz. No Tarot a esfinge pode ser vista como um símbolo da grande mãe, no seu aspecto mais exigente. A esfinge contempla o sol nascente referindo-se a esperança que no fim do processo representado por essa carta o consulente irá resolver suas próprias charadas.

Plano Mental:

"A indução e a dedução, o tempo do pensamento e seus infinitos aspectos." Iglesias Janeiro

A roda simboliza a própria vida. De um lado o Deus Ammut, uma figura do sub-mundo, o comedor de almas. Do outro lado, O Deus Hórus o deus sol, símbolo da vida, e do renascimento. Então o que vemos é uma luta entre a vida e a morte. O que impede que ele evolua é o bruto, a matéria que ainda não se desenvolveu. Esta carta mostra toda a luta pela evolução e sobrevivência - as cobras, a roda, o Deus Ammut.

Plano Material:

Tende a ação e a reação, a aplicação do moral ao material, o confronto dos deveres deferidos.

Duas cobras: uma para a direita e outra para a esquerda, quando a cobra está sobre o ovo significa que a pessoa está entrando no processo de iniciação. Quando o ovo está na cabeça da cobra significa que a pessoa já está iniciada. Uraeos, Cobra associada com rei, reinado e soberania. Representa o olho de fogo de Rá e a Deusa Uadjit. Cobra usada na decoração do cocar dos Faraós ou Faraoas, pois acreditavam que a cobra iria soltar fogo nos inimigos do reino.

 

Livro
próxima
entre
anterior
Tarot Egípcio: A Jornada em busca do Ser - Página 36

Esse texto faz parte do livro "Tarot Egípcio: A Jornada em Busca do Ser" de Nelise Carbonare Vieira e Marianita Vieira

Reprodução proibida

 

 

 

 

Tarot Free Mapa Brindes A Autora Novidades Consultas Livro Alma Gemea Email Home