A Retribuição
 

Análise do processo Karmico - Consciência do passado - Reconhecimento do desenvolvimento dons - Identificação dos problemas crônicos - Família - Sociedade

A Retribuição representa o karma. Exige uma análise profunda do nosso desenvolvimento e do ambiente que nos cerca. É um momento de retomar o passado, avaliando o que já foi realizado da nossa missão, quais são os ideais que ainda não conseguimos alcançar, e quais são as possibilidades e as dificuldades do ambiente em que vivemos. Nosso universo mais próximo é a família que nos constituiu, por isso o Arcano 10, fala em primeiro lugar dela. Conforme vamos lapidando os dons e realizando nossa missão, nosso universo também vai se ampliando. Esta carta trás a sensação de estar vivendo um ciclo vicioso. Onde você roda, roda e quando está quase atingindo o seu objetivo parece que tudo volta para trás - e você tem que começar tudo de novo. Mas de um tempo pra cá resolveu olhar para o passado e ver o que já realizou e o que está faltando; quais são os seus objetivos, capacidades, e quais os problemas que estão prendendo sua roda. É como se você estivesse armando um plano para dar uma virada em sua vida.

Você resolveu estourar com o elástico que impede o seu desenvolvimento. A tendência dessa carta é romper com tudo o que impede sua virada e retomar tudo o que ficou no passado.

É como se tivesse que perfurar um túnel dentro de uma montanha, mas você inicia a abertura e encontra pela frente um obstáculo, tenta em vários lugares, mas sempre encontra a mesma pedra. Tem uma hora que você vai ter que enfrentar esse limite. Retirando a pedra, todos os caminhos que iniciou podem ser retomados e você poderá promover o desenvolvimento de tudo o que ficou bloqueado no passado.

Arcano Maior
Tarots Egipcios ©Kier
 
Plutão em Mercúrio
Iod - 10

" Caro é o saber que adquires com a experiência, e mais custoso o que te falta comprar."

©Iglesias Janeiro

Desta forma esta carta fala da existência de traumas que trazem uma série de obrigações que bloqueiam um desenvolvimento harmônico. E da necessidade da auto-afirmação para a libertação destes preconceitos que a pessoa criou sobre ela mesma.

Sempre essa carta vai aparecer quando a pessoa está buscando seus traumas, seus complexos. Os obstáculos que ela tem que superar para realizar aquilo que ela idealiza. Também mostra problemas com a família - ou no social.

Leia também:
Descrição e explicação dos símbolos desta carta
Associações com outros Arcanos
Livro
próxima
entre
anterior
Tarot Egípcio: A Jornada em busca do Ser - Página 35