Símbolos
Imortalidade
Naipe da Mente

"A Imortalidade no ato de renovar a vida."Iglesias Janeiro

Mem: Mistério da água primordial. Representa o princípio de concepção, plasmação, renovação, renascimento, pelo que se transmutam uns elementos em outros e o homem se prolonga em suas obras.

Gêmeos morada de Áries

Arcano
imagem © Editorial Kier

Plano Espiritual:
"A renovação da vida pela desintegração de suas partes, a liberação da essência por transformação da matéria que contém." Iglesias Janeiro

Encontra-se a Flor de Lis - que representa uma flor completa, pois ela tem o feminino e o masculino. Ela se polariza. É uma carta que mostra níveis de evolução vegetal: todos os símbolos que aparecem nessa carta são símbolos da vida - o trigo, os lírios, a flor de lótus ou lis.

Plano Mental:

"A Ação e a reação, a dissolução que precede a formação, o indutivo que dá lugar ao dedutivo, a inércia como função do movimento." Iglesias Janeiro

O trigo caído no chão está verde - e o trigo do Plano Material está maduro - como que se o que ele está colhendo fosse um alimento para o futuro. O trigo era um dos símbolos de Osíris, deus Egípcio da ressurreição. Quem, em mitos, foi diversas vezes assassinado pelo deus do Caos Seth, para ser ressuscitado por sua mulher Isis com a ajuda de Anúbis, o embalsamador, e Toth, o mago. A flor de lótus também era considerada o símbolo do renascimento pois todos as manhãs emergia das águas do Nilo, e imergia novamente ao anoitecer. Juntos os símbolos ressaltam o renascimento ilustrado pela carta 13. O fim representa um novo início.

Plano Material:

Tende aos processos que favorecem a letargia, a sonolência, a petrificação, o sonambulismo, o que se corrompe, o que se destrói, o que perece para renascer em diferente forma.

Trigos, símbolo da vida. O trigo nasceu do local onde estava a múmia de Osíris, e Ísis fecundou-se com ele gerando novamente o próprio Osíris. Ressaltando o significa de mudanças e retomada de elementos importantes esquecidos no passado.

 

Livro
próxima
entre
anterior
Tarot Egípcio: A Jornada em busca do Ser - Página 45

Esse texto faz parte do livro "Tarot Egípcio: A Jornada em Busca do Ser" de Nelise Carbonare Vieira e Marianita Vieira

Reprodução proibida

 

 

 

 

Tarot Free Mapa Brindes A Autora Novidades Consultas Livro Alma Gemea Email Home